02 janeiro, 2018

Love made me go Vegetarian 💚

Toda gente pergunta-me porquê é que tornaste vegetariana?

Não foi uma mudança radical!
Não mudei porque está na moda!
Mudei, porque simplesmente deixei de consumir peixe e carne...

Eu já não comia muito peixe, era muito raro, longe a longe o atum, o polvo, o salmão...
Não comprava carne vermelhas, só carnes brancas - mas chegou-se a um ponto que até essas carnes estava a enjoar-me! Até que acabei por cortar-las também!

Então disse a mim mesma, vou começar a ser vegetariana, nas férias do Verão..

E assim foi, comecei no dia 1 de Julho de 2017.
Aprendi a fazer sopa.
Aprendi a conhecer os legumes - saber quais que gosto e não gosto.
Aprendi a dar valor aos novos sabores.

Ainda como ovos (longe a longe - por recomendações médicas), queijo (apesar de saber que existe queijo vegano), mel e gelados. Leite e iogurtes apenas de leite vegetal. 

Tens saudades de comer carne?
Após este tempo (6 meses), não, não sinto saudade - por mais estranho que pareça. 
Não me faz confusão comer numa mesa, onde estou rodeada por pessoas que comam carne, (alias eu vivo c/o namorado e ele come carne).

Vais virar vegan?
Não. Para já não está nos meus planos. Porque para ser vegan, não é apenas ser restrito na comida (não comer carne, peixe, mel, ovos, derivados do leite), mas aplica também nas roupas, calçado, não utilizar nada que venha de origem animal.
Eu já estou contribuir à minha maneira, sendo vegetariana.

O que é que comes?
Não como só saladas! Ou arroz e batata..
Existe imensos legumes, imensos pratos deliciosos ex: esparguete à bolonhesa com soja (adoro), lasanha de legumes (mix de legumes), pizzas vegetarianas, quinoa com legumes, hambúrgueres vegetarianos, salsichas de soja ou tofu, almôndegas de legumes, nuggets de tofu, até existe francessinhas vegetarianas! Entre outros..
Sopa também foi uma boa forma de triturar aqueles legumes que não gosto e obrigar-me a comer. 

Onde é que vais buscar a tua proteína? 
Esta pergunta, é muito estúpida! Pensa comigo, os animais mais fortes (touros, cavalos) comem carne para ter proteína? Não.. 
Graças a Deus que durante este tempo, não tive anemia ou ter sensações de fraqueza. Porque fui aprendendo comer de tudo - principais fontes de proteina vegetal: quinoa, leite de soja, aveia, tofu, soja, avocato, bróculos, nozes, espinafres, ervilhas, chia, grão bico, cogumelos, espargos, lentilhas, couve flor.  

Foi difícil a mudança?
Como referi anteriormente, fui reduzindo aos poucos, daí não sentir aquele choque da mudança.
Fui consumindo mais legumes do que carne, até que cheguei ao ponto de não ver carne nenhuma no prato. Tive força de vontade, porque era isto que eu queria.

Desde que tornei vegetariana, sinto que não tenho a consciência pesada - isto pode parecer cliché, mas não é, não devo ser a única a sentir isto. Sou mais feliz, olho para os animais de outra maneira (porque não preciso de matar um ser vivo para me alimentar), tenho um espírito feliz, também perdi peso. Aos 31 anos posso dizer que dei o melhor passo da minha vida, porque mudou-me enquanto ser humano. Dou ainda mais valor às coisas. 
Comecei a reflectir sobre a questão dos testes em animais e comecei a utilizar produtos cruelty-free. Parece que não, mas é uma realidade ingrata para estes animais, e também acho que não há a necessidade de fazer-los sofrer... Muitos químicos também fazem mal à nossa pele, não há nada melhor do que usar produtos naturais - para que isso serve a natureza, usufruir para o nosso bem estar. 

Não querendo de modo algum, que este post seja uma ofensa!
Apenas quis o meu testemunho e certo modo desabafar.

1 Comentários

1 comentário:

  1. Acho que este tipo de posts francos e sem tretas e sensacionalismos é que fazem falta! Como já tinha dito quero mudar a alimentação gradualmente e este post com sugestão de pratos e fontes de proteína já me deu algumas ideias do caminho a seguir, obrigada ;)

    Beijinhos,
    Daniela

    Girls Just Wanna Have... 

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! Responderei logo que possível, no vosso blog.
Thanks for your comment! I will get back to you as soon as possible, on your blog.