23 novembro, 2015

Trendy Taste – Neste Natal, valorize o artesanato!

 A época natalícia é, por excelência, uma altura em que muitos perdem a cabeça para presentear quem mais amam, contudo, não é bem este o espírito natalício – há que saber ter a cabeça no lugar e procurar sugestões bonitas, versáteis e, acima de tudo, acessíveis.

Aqui por casa desde sempre o artesanato esteve presente, não fosse a minha mãe uma apaixonada por artes manuais. Ao longo dos anos, fui percebendo do papel tão importante que este sector tem. Se por um lado conseguimos obter presentes originais e fora do comum, estamos simultaneamente a sustentar e a melhorar o Natal dos artesãos – desde os que fazem disto profissão até àqueles que fazem por gosto e aproveitam esta altura para ganhar um rendimento extra.

Uma vez que o Natal se aproxima a passos largos, nesta edição do Trendy Taste trago algumas sugestões originais e acessíveis, confeccionadas com muito amor e que certamente farão a delícia de muitos.  







Do crochet e da malha à bijutaria feminina, passando ainda pelas mais diversas aplicações da adaptação dos Lenços dos Namorados e dos acessórios masculinos, nas imagens do presente post encontram o trabalho de quatro artesãos, incluindo o da minha mãe (parte das malhas e do crochet) e da Anabela (bijutaria feminina). Como disse, enquanto que uns fazem disto profissão, outros aproveitam a altura para ganhar um extra, que é o caso das duas artesãs que referi anteriormente que, após horas a fio de trabalho, conseguem ver as suas obras executadas e prontas a fazer alguém feliz.

Além de expor as peças destes artesãos, o objetivo deste meu post é de sensibilizar e consciencializar as pessoas para o facto de que o artesanato é uma arte que não pode desaparecer em Portugal, pelos mais variados motivos, e que, embora pareça mais caro do que se encontra em grandes superfícies, nem sempre é assim – em muitos casos, fica mais barato comprar uma prenda artesanal do que propriamente uma “lembrança” das grandes cadeias de fast fashion e afins.

Neste Natal, opte por oferecer uma prenda artesanal. Os artesãos e as suas famílias irão, certamente, agradecer este gesto.











Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Sem dúvida que o artesanato é o melhor que se tem para ofertar :)

    ResponderEliminar
  2. Esse tipo de presentes tem sempre mais valores!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que coisas giras, adorei as canecas para o café.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! Responderei logo que possível, no vosso blog.
Thanks for your comment! I will get back to you as soon as possible, on your blog.